sábado, 25 de fevereiro de 2012

UFC Sem Limites vs O Encantador de Cães

Confesso, eu gosto de porrada! Programa para sábado a noite era assistir o UFC Sem Limites na Rede TV. Com a compra dos direitos de transmissão do UFC pela Globo, a Rede TV teve que se virar nos 30 e buscar uma atração à altura para o horário. Diz a máxima em propaganda que criancinha ou cachorro em campanha é meio caminho andado para o sucesso. Quase covardia. A Rede TV apelou pra cachorrada.
Já ouvira falar alguma coisa sobre o Cesar Millan... Milhares de livros vendidos, milhares de fãs... O título "O Encantador de Cães" é, a princípio, muito sedutor. As noites de sábado não estariam mais perdidas?
Hoje assisti ao programa pela primeira vez e, se a primeira impressão é a que fica... Não sei... Não sou ninguém para criticar método X, método Y ou o trabalho de uma vida. Apenas gosto de cães, leio o que posso e tenho pensado em adestramento como um hobby. E com tudo se aprende. Mas vamos lá. Me incomodou o prolixo vocabulário meio guru "zen budista" de Cesar Millan... Uma miscelânea inacessível de termos e conceitos... Dominância. Hierarquia. Energia. Mente. Espírito. Níveis cerebrais, etc. E o que me preocupa é que tudo isso é vendido como psicologia.
Também entendo que em alguns casos é preciso firmeza, liderança, mas aquelas "esporadas" que ele dá nos cães... Porrada por porrada, eu sou mais o UFC.
Sem falar da dublagem a la "Polishop", dando a impressão que todo americano é um babaca consumidor de babaquices via fone (pra cachorro nenhum respeitar mesmo!).
Enfim, sei que o cara não chegou onde chegou a toa. Mas é preciso senso crítico. Não espero ansiosamente pelo episódio do próximo sábado.

E só pra ilustrar o post, misturando mais um pouco os assuntos, um vídeo com o Jon "Bones" Jones, a fera do MMA, passando o dia numa academia de polícia, servindo, inclusive, de cobaia para o treino de cães de ataque (não sei dizer se é um malinois ou um pastor holandês).



Um comentário:

  1. Pois é...não curto o Millan, não... muito menos aquele outro, que eu esqueci o nome, mas que também tem um programa. Faz pose de durão, etc...

    ResponderExcluir