quinta-feira, 20 de outubro de 2011

No embalo do ouro do vôlei feminino no Pan

As quartas-feiras, as 20h, a rádio Mit FM 92,5 apresenta um programa exclusivamente dedicado aos esportes. Comandado pelo gente finíssima Fernando Meligeni e pelo radialista Fernando Solano, "Mit Point" estreou há cerca de um mês e, toda semana, conta com a participação de uma personalidade do mundo esportivo. Essa semana o convidado foi o bicampeão olímpico de vôlei e atual técnico do SESI/SP – Giovane Gávio. Uma aula! Entre tantas lições, o que mais me chamou atenção foi a ênfase dada por ele, em vários momentos da entrevista, à base e aos cuidado com os fundamentos técnicos. Palavras dele "O cuidado com a qualidade técnica faz a grande diferença. Fez a grande diferença do voleibol brasileiro."
Tentando transpor tais ensinamentos para o Agility, que se pretende esporte e no qual tenho pensado muito, me pergunto: quais seriam os fundamentos básicos do Agility? Os saltos? A obediência?
A condução?
Pra quem quiser, a Mit FM disponibiliza seus programas em podcast (http://www.mitfm.com.br/podcasts.asp).

2 comentários:

  1. Na minha cabeça são duas coisas:
    1) Fundamentos: o cão precisa conhecer os obstáculos e saber fazê-los! Quando se deparar com um slalon, gangorra, salto duplo ou qualquer outro obstáculo em qualquer posição ele precisa conhece-lo e saber realiza-lo. Treino e treino para chegar a isso!
    2) Condução: o condutor precisa saber se posicionar, conhecer o cão, prever seus movimentos e fazer um bom reconhecimento. Saber exatamente onde estão os obstáculos e ter a pista bem clara na cabeça, faz a diferença. Tentar pensar no momento que estiver conduzindo pra onde vai, ou tentar procurar o obstáculo na hora que estiver com o cão em pista, normalmente dá bosta...hehehe

    ResponderExcluir
  2. Além disso, eu citaria como fundamentos básicos, o "fica" e o "vem".
    Se o cão não te obedece e dá um perdido, não há como fazer a pista. Não sei se vcs conhecem alguém que já teve esse problema...rs.

    ResponderExcluir